Vantagens e desvantagens da portaria virtual como alternativa nos condomínios

A portaria remota, também conhecida como portaria virtual ou porteiro eletrônico, já é uma realidade nos condomínios, especialmente naqueles em que se pretende baixar os custos.

No lugar de um porteiro presencial, há um sistema virtual manejado por uma central eletrônica para controle dos acessos ao edifício.

A portaria virtual diminui custos e aumenta a segurança, mas como tudo na vida tem vantagens e desvantagens.

Quais são as vantagens e desvantagens da portaria virtual?

As vantagens são:

1) Maior segurança, por haver cadastramento prévio de moradores e seus relacionados além de checagem de eletrônica de todas as pessoas que acessarem o condomínio.

2) custo mais baixo, por não haver demanda salarial com porteiro presencial, o que pode chegar a 70% do valor mensal do condomínio

3) funcionamento ininterrupto 24h, inclusive para receber correspondências e encomendas. 

4) Mais privacidade para receber pessoas em casa também pode ser colocado como vantagem para alguns moradores, há de se destacar.

Quanto às desvantagens, é preciso dizer que:

1) como todo sistema dependente de tecnologia, quedas de energia e bugs podem afetar o seu desempenho e causar transtornos cotidianos, em caso de não haver um sistema no break, mas as boas empresas do mercado oferecem sistemas elétricos de backup para estes casos.

2) entrega de encomendas pode ser um problema caso o prédio não possua um zelador para receber as encomendas ou caso os moradores não estejam em casa. Uma solução seria o uso de armários eletrônicos também chamados de armários inteligentes. Ao chegar ao edifício, o entregador acessa uma tela, escolhe o apartamento e um tamanho de porta, que possui sensores, para deixar o pacote. O condômino recebe uma notificação por um QR Code que autoriza a abertura da porta.

Compare preços de portaria remota em sua cidade.